No passado dia 23 de janeiro, Dia Internacional da Liberdade, a Biblioteca da Escola Secundária de Loulé promoveu um dia relativo aos poetas da nossa terra, tendo recebido particular homenagem o poeta António Aleixo, quiçás o mais conhecido dos poetas louletanos.
Nesse dia, uma comitiva de professores e alunos da Escola Secundária de Loulé deslocou-se pela cidade até à estátua de António Aleixo, onde depuseram um ramo de flores e um cartão evocativo. Durante o trajeto foram declamados poemas de Aleixo e de outros poetas algarvios.
Um pouco mais tarde, no auditório da Escola Secundária de Loulé, foi a oportunidade de ouvir poemas de António Aleixo e debater o poeta numa palestra dinamizada pelos Dr. Ruivinho Brasão e Dr. Vítor Aleixo (neto do poeta).
A palestra foi entrecortada com a leitura de poemas e quadras feita por elementos da comunidade escolar e que serviram de mote para o articulado da palestra.
A palestra contou com a presença não só de elementos de toda a comunidade escolar, mas também de antigos professores e da Coordenadora Interconcelhia da RBE, professora Ana Marta Farrajota.