A Escola
Secundária de Loulé (ESL) integra, desde 19 de Julho de 2012, a Rede do Sistema
de Escolas Associadas da UNESCO. Na base desta candidatura, esteve, entre
outros, um projeto Comenius – parcerias de Escolas, no âmbito do Programa de
Aprendizagem ao Longo da Vida, entre a nossa instituição e quatro escolas europeias,
IES Blas Infante de Córdoba, Espanha,
Liceo Rosina Salvo de Tapani, Itália,
LO Drª Tytusa Chalubinskiego w Radomiu
de Radom, na Polónia e Lycée
Chateaubriand de Rennes, França, que desenvolvem trabalho colaborativo
sobre o tema Culturas Diferentes, Objetivos Humanos Comuns.
Os
nossos adolescentes crescem num mundo globalizado e tecnologicamente
desenvolvido onde tudo acontece no imediato, parando poucas vezes para refletir
sobre as transformações económicas,
sociais, culturais, educativas etc., e respetivas consequências nas populações e nas suas próprias vidas. Este
projeto, coordenado pela docente Ermelinda Travia, baseia-se na Declaração do
Milénio das Nações Unidas, mais precisamente nos Direitos Humanos e Objetivos
de Desenvolvimento do Milénio (ODM), junta professores e alunos que, no âmbito
dos curricula, desenvolvem pesquisas,
trabalhos, divulgam e partilham resultados, comemoram dias temáticos, sensibilizam
a comunidade sobre questões e problemas que poderão inviabilizar a
concretização das metas estabelecidas para 2015, pelas Nações Unidas.
Até ao momento, foram realizados três encontros
internacionais que proporcionaram maior conhecimento histórico-cultural,
linguístico, económico, educacional sobre a realidade dos parceiros, mas
sobretudo permitiram o
debate sobre estado de cada região no que concerne os ODM e os Direitos
Humanos. No último encontro, na Polónia, os jovens encerraram os trabalhos
concluindo que, nos seus países, os ODM não serão totalmente atingidos nos
prazos fixados, e que, ao contrário do que fora planeado em 2000, haverá um
agravamento global da situação, provocada pela atual « crise
económica », tendo esta consequências nefastas nas condições de
sobrevivência das populações, nomeadamente nas chamadas zonas periféricas dos
países desenvolvidos, como é o caso do Algarve, Andaluzia, Sicília, Bretanha e Mazóvia.
Este
ano letivo, entre outras atividades, coube à ESL desenvolver um dossiê sobre a
realidade económico-social e realização dos ODM em 5 países africanos, para
apresentar resultados numa cimeira que terá lugar Córdoba, em maio de 2013, e
para a qual foi convidada a Associação das Nações Unidas, Espanha e o Sr. Federico Mayor Zaragoza, antigo
secretário-geral da UNESCO.
Estas
iniciativas, enquadradas no nosso Projeto Educativo, são a afirmação da nossa
comunidade educativa para facultar aprendizagens de sucesso pelo trabalho
colaborativo, e apoiar os jovens na aquisição de aptidões e competências
básicas de vida necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida
profissional e a uma cidadania ativa no respeito pela diversidade e valores
humanos.