segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Alunos e professor da Escola Secundária de Loulé galardoados com "Menção de honra"

Alunos do Clube das Ciência da Terra e do Espaço da Escola Secundária de Loulé (da esquerda para a direita, Cristiano Baptista, Kamran Alimagham e Diogo Aleixo) na XV "Ciencia en Acción".
A XV edição do Concurso Internacional "Ciencia en Acción", destinado a professores de ciências e divulgadores científicos iberoamericanos de língua hispânica e portuguesa, decorreu entre os dia 3 e 5 de Outubro de 2014 na cidade de Barcelona e contou com a participação de uma equipa da Escola Secundária de Loulé.  A equipa, constituída por três alunos do Clube das Ciências da Terra e do Espaço daquela escola e o professor  Helder Pereira, coordenador do Clube, apresentou o projecto intitulado "Turbiditos... do fundo do mar à Serra do Caldeirão" que consistiu na construção duma maqueta que permite ilustrar o fenómeno geológico das correntes de turbidez (i.e. fluxos de água com uma elevada quantidade de sedimentos que se deslocam rapidamente e de forma turbulenta no fundo do mar).
A equipa louletana apresentou ainda uma compilação de fotografias de turbiditos (designação dos sedimentos depositados pelas correntes de turbidez) de idade pliocénica (com cerca de 5 milhões de anos), estudados através de perfurações oceânicas para fins científicos realizadas na margem continental algarvia, e de idade paleozóica (com cerca de 300 milhões de anos) observáveis na Serra do Caldeirão.
O projecto teve uma grande aceitação por parte do público em geral e o júri do concurso acabou por premiar o empenho dos alunos e do professor, agraciando-os com uma menção de honra, por terem sido capazes de transmitir a importância de estudar o fenómeno geológico das correntes de turbidez e terem apresentado um modelo experimental simples e muito visual.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Prestigiada revista "Science" publica trabalho científico envolvendo o professor Hélder Pereira

O professor de Biologia e Geologia da Escola Secundária de Loulé, Helder Pereira, é um dos co-autores de um artigo científico hoje publicado na prestigiada revista científica Science. Hélder Pereira, que serviu como Assessor para a Educação da Expedição 339 – Mediterranean Outflow – do Programa Internacional de Perfuração Oceânica (IODP, na sigla em Inglês), é um dos 35 cientistas de 14 países que contribuíram para o projeto e o seu trabalho foi hoje publicado na prestigiada revista Science.
O navio JOIDES Resolution aquando da sua chegada a
Lisboa no final da Exp. IODP 339 em Janeiro de 2012.
Foto: F. Barriga
Com base na análise de amostras de testemunhos de sedimentos recolhidas na margem continental do Algarve uma equipa internacional de cientistas apresenta provas de mudanças nas alterações climáticas ocorridas desde há cerca de seis milhões de anos atrás e também fornece novas evidências de um profundo pulso tectónico naquela região.
Na sequência do trabalho realizado a bordo do navio de investigação JOIDES Resolution, a equipa de cientistas recolheu amostras de testemunhos de sedimentos ao largo da costa de Portugal e Espanha. Essas amostras permitiram analisar o registo sedimentar produzido por fortes correntes oceânicas, habitualmente designadas por veia de água mediterrânica (Mediterranean Outflow Water, em Inglês), que atravessam o Estreito de Gibraltar.
A água proveniente do Mar Mediterrâneo, que é mais salgada e mais densa do que a do Oceano Atlântico, mergulha mais de 1000 metros ao longo do talude continental, sulcando o fundo do mar, esculpindo canhões submarinos e depositando montanhas de sedimentos numa paisagem submarina pouco conhecida.
Estes sedimentos são designados contornitos, cujo nome deriva das correntes que circulam ao longo do contorno do fundo oceânico onde são depositados, e contêm o registo das alterações climáticas e actividade tectónica que ocorreram nos últimos milhões de anos.
Os resultados desta pesquisa mostram que existe uma importante relação entre as alterações climáticas e os eventos da tectónica de placas que caracterizam a região do Golfo de Cádis.
Com este trabalho, o professor Hélder Pereira integra o leque restrito de investigadores portugueses que já publicaram nesta prestigiada revista internacional.

segunda-feira, 2 de junho de 2014


Os alunos da Escola Secundária de Loulé, André Antunes, Daniel Revés, Iuri Neto, João Beja, Paulo Paulino, Pedro Machadinho e Rodrigo Geada do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e os alunos Luís Silva, Myrela Silva e Rudi Carvalho do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos de Informáticos, sob a coordenação dos professores Paulo Ribeiro e Duarte Duarte, estão, desde o dia 26 de maio deste ano a estagiar em Vilnius, a capital da Lituânia, na empresa Robotikos Academija, que se dedica ao ensino e investigação na área da robótica. 

Esta é a terceira experiência laboral no estrangeiro que a Escola Secundária de Loulé proporciona aos melhores alunos dos cursos profissionalmente qualificantes da área de informática, no âmbito do projeto Europeu Leonardo Da Vinci, Agência Nacional Erasmus +, que financia todas as despesas dos alunos. 

As duas primeiras experiências tiveram lugar na Hungria, na cidade de Debrecen, igualmente em empresas de projeção mundial como a Nacional Instruments.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Atividade Feira dos Sabores

Realizou – se na Escola Secundária de Loulé, nos dias 15 e 16 de maio, a Feira dos Sabores.
Os alunos do 10.º ano do curso de cozinha e pastelaria recriaram receitas tradicionais polvilhadas de especiarias e de ervas aromáticas.
O resultado foi uma mistura de aromas, cores, sabores e texturas… uma sinestesia partilhada por todos nós!

terça-feira, 13 de maio de 2014

IX Congresso Cientistas em Acção: Projecto sobre os turbiditos da região algarvia realizado por alunos da Escola Secundária de Loulé distinguido com o Prémio António Ribeiro

O Congresso Nacional «Cientistas em Acção», organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, tem como um dos seus principais objectivos promover o espírito científico dos jovens, através da realização e desenvolvimento de projectos científicos nos quais o ensino experimental das ciências se revela como uma prioridade.


A IX edição do Congresso decorreu entre 9 e 10 de Maio de 2014 no Convento das Maltezas (Estremoz) e contou com a participação de 11 equipas de várias escolas do país. Entre elas estava, uma vez mais, uma equipa de alunos do Clube das Ciências Terra e do Espaço da nossa Escola.

No dia 10 de Maio foram apresentados os projectos realizado por alunos do Ensino Secundário e os alunos Cristiano Batista, Diogo Aleixo, Kamran Alimagham (da turma 11.º D) e Tânia Valente (12.º C) apresentaram um projecto sobre as correntes de turbidez e os depósitos turbidíticos, de idade paleozoica, que podem ser observados na Serra do Caldeirão, e os turbiditos de idade plio-plistocénica recolhidos durante a Expedição IODP 339 na margem continental algarvia (ver resumo).

O júri do Congresso, constituído por cientistas e professores, avaliou o conteúdo científico, a originalidade, bem como a comunicação teórica e apresentação experimental dos vários trabalhos apresentados e distinguiu o projecto «Turbiditos… do fundo do mar à Serra do Caldeirão» com o 1.º lugar do Prémio António Ribeiro.

Clicando no link poderá encontrar o Resumo do Trabalho.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Embaixadores Young VolunTeam na Escola Padre Cabanita

Os embaixadores do Projeto Young Volunteam estivaram no dia 9 de maio de 2014 no Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, na primeira de diversas ações de formação junto de alunos mais novos, na sequência da formação recebida para o efeito, e que se espera venha a servir para despertar os mais novos para o voluntariado.




Foi um trabalho muito bem sucedido, realizado por alunos do 10º Zc e 11º Zc1.

A professora que tem acompanhado os alunos é a professora Mª Vitória Moreira.










Alunos de Programação no TOPAS Sul 2014

Os alunos do Curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos André Antunes, Daniel Ferreira, Daniel Piedade, Gonçalo Pires, Iuri Neto, Marcos Martins, Alexandre Cardoso, Austin Nascimento e Geovanne Santos participaram na passada sexta-feira, dia 9 de maio, no Concurso Nacional de Programação de Computadores Topas Sul 2014, organizado pelo Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade do Algarve, em parceria com o Departamento de Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 

As três equipas obtiveram os 10º, 11º e 15º lugares. Uma prestação satisfatória para alunos do 10º e 11º ano, estreantes neste tipo de competição.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Alunos de Bar premiados em concurso

Os alunos dos cursos de Restauração, especialistas em Bar concorreram na categoria de Cursos Profissionais no 5º Festival de Cocktails Inter-Escolas, fase regional e tiveram a seguinte classificação:
  • Milene Correia 10º Vb - 2º lugar da classificação geral
  • Jéssica Pereira 10º Vb - 4º lugar da classificação geral
  • Alexandre Ribeiro 10º Zb - Melhor técnica

Os alunos premiados Jéssica Pereira (esquerda), Alexandre Ribeiro (centro) e Milene Correia (direita).
A organização deste concurso esteve a cargo da Escola Engº Duarte Pacheco, contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e foi realizado no Mercado de Loulé no dia 2 de Maio.

Parabéns  aos alunos e aos seus professores que os ajudam a preparar para estas provas.

+ INICIATIVA – ESL participa na II Mostra de Cursos Profissionalizantes do Concelho de Loulé

Decorreu, no passado dia 06.05.2014, a segunda edição da Mostra de cursos profissionalizantes do concelho de Loulé, integrada no + INICIATIVA, Orientação e Formação, evento promovido pela Câmara Municipal de Loulé em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve (DGEstE-DSRAL) e o Centro de Emprego de Loulé do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O formato desta II Mostra contemplou dois espaços distintos:
 1 – O interior do Mercado Municipal de Loulé, onde os jovens que frequentam cursos profissionais, cursos de educação e formação e cursos vocacionais da área da Hotelaria e Restauração e das Indústrias Alimentares, fizeram prova das competências adquiridas nas suas atividades escolares e deram a conhecer a todos os visitantes, alunos, pais e/ou encarregados de educação e utentes do mercado o que aprenderam na componente mais prática dos cursos que frequentam;
 2 – O espaço da Cerca do Convento que foi ocupado pelos alunos que desenvolveram atividades e apresentaram materiais relativos ao curso de educação e formação de Jardinagem e Espaços Verdes e cursos profissionais de técnicos de: Apoio à Infância, Apoio Psicossocial, Turismo, Comércio, Design Gráfico, Informática, Eletricidade e Mecatrónica. Materiais de diversa ordem viram, assim,  a sua génese revelada por alunos interessados que, de maneira entusiasta, explicaram aos visitantes as suas funcionalidades.

Os alunos da nossa Escola apresentaram aos transeuntes os seus saberes com muita disponibilidade e afabilidade

O nosso agradecimento a todos os alunos e professores da Escola Secundária de Loulé que, de maneira muito profissional, abrilhantaram esta INICIATIVA.   

Seminário MIMO para a Educação Especial

No âmbito do projeto MIMO (acrónimo de Metodologias Inclusivas Mais Oportunidades) decorrente de candidatura apresentada pela Escola Secundária de Loulé ao programa “Educação Especial 2013” da Fundação Calouste Gulbenkian, que trabalha a problemática da Educação Especial, o Centro de Formação organizou um seminário que se realizou no Auditório da Escola Secundária de Loulé no dia 7 de maio de 2014.

Este seminário tinha como destinatários, para além dos docentes das escolas associadas, também o pessoal não docente, os pais/encarregados de educação, as autarquias de Loulé e de S. Brás de Alportel e Instituto Universitário Afonso III de Loulé - INUAF.

O Seminário, que durou cerca de 3 horas, teve por objetivo divulgar o projeto e as ações de formação que lhe estão associadas, bem como sensibilizar a comunidade educativa para a problemática da inclusão.

A intervenção da Professora Doutora Carolina Sousa, docente jubilada da Universidade do Algarve, que ainda leciona em Espanha e no Brasil, abordou a problemática da educação para a resiliência em contexto escolar. A intervenção da Mestre Sandra Correia sobre adequações curriculares individuais. A Drª Esperança Santos informou ainda sobre a estrutura da ação de formação sobre sensibilização para a educação especial no ensino secundário que irá iniciar em breve.
.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Campanha Global pela Educação na ESL

No dia 06 de maio de 2014 decorreu no Auditório da Escola Secundária de Loulé uma ação dedicada ao Objetivo do Milénio da Educação, integrada na Camanha Global pela Educação.










A Campanha Global pela Educação (CGE) é uma coligação internacional de organizações da sociedade civil, de sindicatos do mundo educativo, centros escolares e movimentos sociais diversificados, comprometidos com o direito à educação, que visa promover acções de sensibilização sobre o direito à educação e sobre as desigualdades existentes no mundo no acesso ao ensino de qualidade e monitorizar o cumprimento das seis Metas de Educação para Todos e Todas (EPT) e dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) respeitantes à educação.


O tema a desenvolver este ano é a Equidade na Educação. Organizada pela Professora Susana Pott a sessão teve a presença do chefe pela Divisão de Educação António Martins.

Miniempresa da ESL vence Feira Ilimitada

A mini empresa Hidrogenius, da nossa Escola foi a vencedora da Feira Ilimitada promovida pela Junior Achievement e que decorreu no IPDJ de Faro no dia 5 de maio de 2014.


Esta mini empresa vai estar na final da VII Competição Nacional do Programa A Empresa que decorrerá em Lisboa no museu da Electricidade.

O projeto da miniempresa  Hidrogenius é um projeto de reciclagem de água para as habitações que pretende  promover a poupança de água que é desperdiçada diariamente, nomeadsamente enquanto se espera que a água do duche aqueça, entre muitas outras situações que se possam imaginar, em que água praticamente limpa é lançada diretamente para o esgoto. Essa água poderá ser utilizada, por exemplo, para alimentação dos autoclismos, para lavagens de chão, regas, etc.

As outras mini empresas que representaram a Escola nesta final foram muito elogiadas por todos os presentes. Parabéns aos professores.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Alunas da ESL participam nas Olimpíadas da Física 2014

As alunas Mariana Mendes do 11ºD, Daniela Mendonça e Marisa Murtinha do 11ºE participaram no sábado dia 05 de abril de 2014 na Fase Regional das Olimpíadas da Física, que se realizaram no Campus do TagusPark do Instituto Superior Técnico.

As alunas consideraram este evento como uma oportunidade única em que lhes foi propiciada a oportunidade de ser confrontadas com problemas de Física num contexto não formal e que lhes permitiu conhecer colegas de outras regiões do país num peddypaper organizado especificamente para o efeito.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Tal como tem sucedido nos anos anteriores, vai realizar-se a Semana de Ação Global pela Educação – a maior mobilização à escala global pelo direito à educação, que envolve mais de 100 países que fazem parte da Global Campaign for Education (Campanha Global pela Educação).O evento já tem data - entre 4 e 10 de maio de 2014 - e é dedicado ao tema Direitos Iguais, Oportunidades Iguais. Educação Inclusiva para Crianças com Necessidades Especiais

Globalmente, estima-se que 93 milhões de crianças vivem com algum tipo de necessidades especiais. O direito à educação muitas vezes não é concretizado, o que por sua vez prejudica o acesso a outros direitos e cria enormes obstáculos à participação efetiva nas comunidades.
É um Objetivo do Milénio garantir que todas as crianças têm o mesmo direito à educação mas, na prática, esse direito é desproporcionalmente negado a crianças com necessidades especiais. Consequentemente, fica prejudicada a sua capacidade de usufruir de todos os direitos de cidadania e de assumir papéis valorizados pela sociedade.
A Campanha vai incluir a mobilização do público em geral e ações de incidência política com vista a chamar a atenção sobre esta temática e para o reconhecimento de que as crianças com necessidades especiais têm os mesmos direitos de todas as outras. 
Juntos, a Escola Secundária de Loulé e as Escolas de todos os países envolvidos, vamos participar na Grande Aula, dia 6 de Maio de 2014, pelo direito à Igualdade de Oportunidades e Educação Inclusiva para Crianças com Necessidades Especiais.
 Mais informações em
www.educacaoparatodos.orghttp://www.facebook.com/educacaoparatodos

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cidadania Participada: A importância dos partidos políticos


A mesa com os representantes partidários
No passado dia 24 de abril, no auditório da Escola Secundária de Loulé decorreu a sessão "Cidadania Participada: A importância dos  partidos políticos" com a presença dos convidados Helder Semedo da Juventude Socialista, Bruno Inácio em representação da Juventude Social Democrática e Elsa da Juventude Comunista Portuguesa. 

Intervenção de Hélder Semedo (JS)
Helder Semedo fez-se ainda acompanhar de Mateus Rocha da JS. Presente na mesa esteve ainda a Vice-Presidente da Associação de Estudantes Andreia Abrantes.

Embora sem estar na mesa, deslocou-se também à Escola para assistir ao debate, a representante do PCP Tânia Fernandes.
Intervenção de Bruno Inácio (JSD)
Embora também tivesse sido convidado o Bloco de Esquerda, por também ter assento na Assembleia Municipal, este movimento não se fez representar.


A iniciativa começou com uma resenha histórica dos partidos, em que cada um dos representantes enfatizou a a importância da participação partidária na democracia e foram feitos apelos à participação dos jovens presentes na vida democrática do país.

Intervenção da Elsa (JCP)
Foi um excelente exercício de política com um  nível de ecletismo que já não é comum encontrar nos dias de hoje, embora na discussão dos temas da atualidade tivesssem existido alguns momentos de maior tensão, sem que, no entanto, o debate tivesse perdido a sua dignidade.

A Escola Secundária de Loulé, na pessoa do seu diretor quer agredecer publicamente a todos os intervenientes pela dignidade e qualidade do debate e pela contribuição que poderão ter tido para a criação de uma vontade de participação na vida democrática dos joves presentes.











.

Aluno da E.S.Loulé vence prémio da SPZS

O aluno da turma de Artes do 12º ano Bruno Martins venceu o 1º Lugar do Ensino Secundário no concurso escolar de artes plásticas "Um retrato da vida e obra de Álvaro Cunhal", promovido pelo Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS).
O aluno Bruno Martins com a medalha conquistada e as suas preofessoras de
Artes Maria José Jerónimo e Josefina Gamito


A cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do concurso decorreu no dia 25 de Abril, no Teatro Lethes, em Faro, . Esta iniciativa, promovida pelo SPZS, que teve início no dia 10 de Novembro de 2013, inseriu-se no programa de comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e pretendeu dar a conhecer a sua obra literária e plástica, bem como, assinalar a sua vida de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e o enorme contributo para o movimento sindical.
Cópia do trabalho enviado a concurso pelo aluno em exposição na Biblioteca da ESL..

Participaram 70 trabalhos de alunos de várias escolas do Algarve.

Os vencedores (na foto abaixo) das cinco categorias do concurso foram (entre parentesis apresentam-se os docentes que apresentaram o trabalho a concurso):

  • Educação Pré-Escolar - Bernardo Romão, do Centro Infantil A Borboleta, de Vila Real de Santo António (educadora Dulce Neto)
  • 2º Ciclo do Ensino Básico - Daniela Palma, do Agrupamento de Escolas de Montenegro, Faro (professora Aida Dias)
  • 3º Ciclo do Ensino Básico - Ana Sofia, do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - EB 2/3 Neves Júnior (professora Maria João Jacinto)
  • Educação Especial - trabalho coletivo: André Liturgo, Ana Batinha, Ana Gaspar, Filipe Francisco, Marco Jesus, Maria Mendes, Ricardo Jesus e Rúben D., do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - EB 2/3 Neves Júnior (professoras Ana Baião e Celeste Raimundo)
  • Ensino Secundário - Bruno Martins, da Escola Secundária de Loulé (professora Maria Josefina Pires).
A exposição dos trabalhos concorrentes estará patente na delegação do SPZS, em Faro, e na subdelegação de Portimão.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Abrir abril com poetas

No dia 23 de abril de manhã decorreu na E.S.Loulé a iniciativa "Abrir abril com poetas". 


Foi uma iniciativa que se traduziu num encontro dinamizado pela Escola com a parceria da Casa da Cultura , que contou com a presença de José Teiga, António Clareza, Martim Santos e Sérgio que recitaram poemas de abril, reproduziram discursos salazaristas para mostrar a importância que os poetas tiveram na conquista da liberdade.

Durante a iniciativa foram ainda apresentados documentários sobre a guerra do ultramar e sobre o colonialismos e sobre o 25 de abril, para mostrar o antes e depois do 25 de abril, através de documentos autênticos .

Os presentes puderam ouvir testemunhos autênticos de elementos de três gerações, um que viveu e participou na guerra colonial , um que viveu o 25 de abril em Lisboa e um jovem que já cresceu com as conquistas de abril.

Um agradecimento especial à professora Vitória Moreira pela elaboração de cravos de papel que criou para esta e outras iniciativas da BE enquadradas nas Comemorações dos 40 anos do 25 de abril.





A poesia está na rua




No dia 24 de abril de 2014 de manhã decorreu a iniciativa promovida pela ESL designada a poesia está na rua.

Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância do 25 de abril através da leitura de poemas e diálogos associados à revolução dos cravos. 

O trajeto serviu também para que os alunos se apercebessem da importância que o 25 de abril teve também para a toponímia das ruas e locais da cidade.

Cerca de 200 alunos saíram da escola em direção ao Largo Salgueiro Maia onde foi depositado um cravo de homenagem a este Capitão de Abril. Neste local foi lido um poema que foi dedicado a Salgueiro Maia.

Seguidamente o cortejos dirigiu-se à Avenida 25 de abril, descendo depois até à Praça da República, tendo os alunos sido recebidos nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Dr. Vítor Aleixo. Durante todo o trajeto, os alunos foram lendo poemas de abril aos transeuntes, nas ruas, nos cafés e nas lojas.
 

 
O trajeto terminou no Palácio da Justiça onde alguns dos professores leram poemas para todos os presentes.