quarta-feira, 13 de maio de 2015

Erasmus + Escola Secundária de Loulé em Espanha

Erasmus + Escola Secundária de Loulé's photo. 
É já daqui a 3 dias que se inicia mais um projecto Erasmus +, desta vez por 25 dias em Espanha, Madrid e Almería. Os alunos vão realizar a sua FCT (estágio) em empresas de Informática e de Hotelaria. Os alunos dos Cursos Profissionais selecionados por ter obtido as melhores classificações foram:

  • Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos (12º ano) - Alexandre Fernandes e Bohdan Hermak;
  • Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (11º ano) - Apolo Rodrigues, Bruno Inácio e Diogo Cavaco;
  •  Técnico de Turismo Ambiental e Rural - Cyndi Graça.
Parabéns a todos!!
Projeto sob a coordenação dos professores, Duarte Duarte e Paulo Ribeiro.
Professora de Espanhol: Mª Carolina Coelho
Totalmente financiado pela UE, através da Agência Nacional Erasmus + Portugal. 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Exposição da Escrita do Sudoeste no CECAL e na Biblioteca Escolar

Estão patentes no CECAL - Centro de experimentação e criação artística de Loulé e na Biblioteca da Escola Secundária de Loulé duas exposições sobre a Escrita do Sudoeste, realizadas no âmbito da parceria da Escola com a Divisão de Cultura da CML, com o arqueólogo Pedro Rocha e com o artista plástico Miguel Cheta. Inaugurada no passado dia 9 de maio as exposições estarão pataentes ao longo do mês de maio.
Escola Secundária de Loulé's photo.

Acima encontra-se uma foto de uma cianotipia patente na exposição do CECAL.
Uma das salas do CECAL- Centro de experimentação e criação artística de Loulé , durante a inauguração da exposição "Escrita do Sudoeste- Revelação, Impressão, Relação".

sábado, 9 de maio de 2015

ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOULÉ BRILHAM NO TOPAS SUL 2015 - NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

Seis alunos do Curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Secundária de Loulé participaram esta sexta-feira, dia 8 de maio, no Concurso Nacional de Programação de Computadores Topas Sul 2015, acompanhados e treinados pelos professores Duarte Duarte e Rui Dias.
Escola Secundária de Loulé's photo.
O concurso é organizado pelo Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade do Algarve, em parceria com o Departamento de Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A equipa ESL Coders, composta pelos alunos Alan Schwartz, Alexandre Cardoso e Tiago Sousa, do 11º ano, ficou em 6º lugar e a equipa ESL Coders 2, composta pelos alunos Diogo Capote, Hugo Correia e Ruben Samartinean, do 10º ano, alcançou o 4º lugar. Uma prestação bastante satisfatória, uma vez que as classificações obtidas foram a melhor e a terceira melhor entre as equipas das escolas do Algarve.
Parabéns!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Professor da Escola Secundária de Loulé venceu concurso Pan Europeu Open Discovery Space


HPereira_400x400 
O Professor Hélder Pereira foi o grande vencedor PanEuropeu do Concurso Open Discovery Space relativo a materiais didáticos apresentados pelos concorrentes. O professor Hélder Pereira recolhaeu a maioria dos votos da comunidade Facebook.
O professor irá receber o prémio em cerimónia a decorrer durante a ODS Summer School que irá decorrer entre 12 e 18 de Julho de 2015 em Attica, na Grécia.
Mais informação em http://www.ods-contest.eu/the-ods-contest/meet-ods-contest-winners.

sábado, 2 de maio de 2015

Duas alunas da ESL recebem bolsas de mérito da United World College

As alunas Lydia Ribeiro do 11ºC e Bella Tseeva, do 11ºD, viram o seu mérito reconhecido com a aprovação de bolsas de estudo para frequentar os colégios internacionais United World College.
A Lydia Ribeiro frequentará o UWC Atlantic College no País de Gales e a Bella Tseeva ingressará no UWC China, o mais recente United World College.
Parabéns!!!
foto bandeiras

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Projeto Escrita do Sudoeste

Pela singularidade e com o objetivo de divulgar a escrita do Sudoeste o Museu Municipal de Loulé, em parceria com o Projeto ESTELA e com a coordenação do artista plástico Miguel Cheta (a quem agradecemos as imagens), está a realizar, desde Setembro do ano passado, um projeto com as turmas do Curso de Artes Visuais e Design da Escola Secundária de Loulé. Na área do património arqueológico está a ser desenvolvido trabalho dos com os alunos de História e História da Cultura e das Artes da Escola Secundária de Loulé.
Este património cultural é a voz que nos aproxima dos pensamentos e modos de vida do passado, um dos mistérios e um dos maiores tesouros da arqueologia europeia, uma realidade arqueológica de cariz excecional, uma imagem de marca desta serra e um símbolo privilegiado da herança histórica de Loulé, mas também do Alentejo e do Algarve e que une ambas as regiões.

Durante a Idade do Ferro, há cerca de 2500 anos, foi quando apareceu esta primeira manifestação de escrita da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa que está, ainda hoje, por decifrar.

Cerca de uma centena e meia de alunos, desta escola associada da UNESCO, depois de visitarem o Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar vão realizar um projeto artístico escolar que irá resultar numa exposição colectiva.