quarta-feira, 17 de outubro de 2012

E.S.Loulé comemora Dia Mundial da Alimentação



No dia 16 de Outubro comemorou-se, na Escola Secundária de Loulé, o dia Mundial da Alimentação, uma organização do Gabinete de Apoio ao Adolescente e Projeto de Educação para a Saúde Escolar, coordenado pela professora Ana Teresa Pereira.

Durante esta atividade foi abordado o tema da Alimentação através de uma palestra intitulada “Os Benefícios de uma Alimentação Saudável” ministrada pelo professor convidado Eduardo Fernandes, responsável pelo Projeto Escola Ativa. Estiveram presentes nesta palestra os alunos das turmas 10ºN, 10ºE, 11ºH, 11ºI, 10Zc1, 12ºYe e 12ºYm.

Trata-se de uma iniacitiva no combate à obesidade e às doenças associadas à má alimentação, enquadrável no âmbito do 6º Objetivo do Milénio, associado à erradicação de doenças.
 Após a sessão informativa os alunos participantes foram encaminhados para o bar dos alunos dos cursos profissionais de bar e cozinha, onde experimentaram batidos de fruta naturais elaborados pelos alunos da turma 10Zc2. Os alunos da turma 12ºZb serviram os batidos elaborados pelos colegas na sala de professores, secretaria, sala dos diretores de turma e outros locais da escola. O bar esteve aberto durante a manhã a todos os alunos da escola, que para além de experimentarem os batidos, puderam efetuar o cálculo do número de calorias que necessitam para a sua atividade diária, com a colaboração dos alunos da turma 11ºZe1.

Para a ilustração da atividade tivemos o apoio dos alunos da turma 12ºZd que elaboraram os cartazes das pirâmides alimentares e os cartazes ilustrativos dos quatro batidos realizados.

Foi a primeira atividade organizada pelo Gabinete de Apoio ao Adolescente e Projeto de Educação para a Saúde Escolar durante o ano letivo 2012-2013 e teve a colaboração imprescindível dos colegas: Lina Campos, Lucília Pires, Magda Dias, Isabel Sueiras, Luísa Lopes e Luís Martins.

O Feedback dos colegas e alunos da escola foi positivo e dos professores intervenientes também, visto que numa manhã sem “quebras” de aulas, foi possível envolver 10 turmas.