quarta-feira, 30 de abril de 2014

Tal como tem sucedido nos anos anteriores, vai realizar-se a Semana de Ação Global pela Educação – a maior mobilização à escala global pelo direito à educação, que envolve mais de 100 países que fazem parte da Global Campaign for Education (Campanha Global pela Educação).O evento já tem data - entre 4 e 10 de maio de 2014 - e é dedicado ao tema Direitos Iguais, Oportunidades Iguais. Educação Inclusiva para Crianças com Necessidades Especiais

Globalmente, estima-se que 93 milhões de crianças vivem com algum tipo de necessidades especiais. O direito à educação muitas vezes não é concretizado, o que por sua vez prejudica o acesso a outros direitos e cria enormes obstáculos à participação efetiva nas comunidades.
É um Objetivo do Milénio garantir que todas as crianças têm o mesmo direito à educação mas, na prática, esse direito é desproporcionalmente negado a crianças com necessidades especiais. Consequentemente, fica prejudicada a sua capacidade de usufruir de todos os direitos de cidadania e de assumir papéis valorizados pela sociedade.
A Campanha vai incluir a mobilização do público em geral e ações de incidência política com vista a chamar a atenção sobre esta temática e para o reconhecimento de que as crianças com necessidades especiais têm os mesmos direitos de todas as outras. 
Juntos, a Escola Secundária de Loulé e as Escolas de todos os países envolvidos, vamos participar na Grande Aula, dia 6 de Maio de 2014, pelo direito à Igualdade de Oportunidades e Educação Inclusiva para Crianças com Necessidades Especiais.
 Mais informações em
www.educacaoparatodos.orghttp://www.facebook.com/educacaoparatodos

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cidadania Participada: A importância dos partidos políticos


A mesa com os representantes partidários
No passado dia 24 de abril, no auditório da Escola Secundária de Loulé decorreu a sessão "Cidadania Participada: A importância dos  partidos políticos" com a presença dos convidados Helder Semedo da Juventude Socialista, Bruno Inácio em representação da Juventude Social Democrática e Elsa da Juventude Comunista Portuguesa. 

Intervenção de Hélder Semedo (JS)
Helder Semedo fez-se ainda acompanhar de Mateus Rocha da JS. Presente na mesa esteve ainda a Vice-Presidente da Associação de Estudantes Andreia Abrantes.

Embora sem estar na mesa, deslocou-se também à Escola para assistir ao debate, a representante do PCP Tânia Fernandes.
Intervenção de Bruno Inácio (JSD)
Embora também tivesse sido convidado o Bloco de Esquerda, por também ter assento na Assembleia Municipal, este movimento não se fez representar.


A iniciativa começou com uma resenha histórica dos partidos, em que cada um dos representantes enfatizou a a importância da participação partidária na democracia e foram feitos apelos à participação dos jovens presentes na vida democrática do país.

Intervenção da Elsa (JCP)
Foi um excelente exercício de política com um  nível de ecletismo que já não é comum encontrar nos dias de hoje, embora na discussão dos temas da atualidade tivesssem existido alguns momentos de maior tensão, sem que, no entanto, o debate tivesse perdido a sua dignidade.

A Escola Secundária de Loulé, na pessoa do seu diretor quer agredecer publicamente a todos os intervenientes pela dignidade e qualidade do debate e pela contribuição que poderão ter tido para a criação de uma vontade de participação na vida democrática dos joves presentes.











.

Aluno da E.S.Loulé vence prémio da SPZS

O aluno da turma de Artes do 12º ano Bruno Martins venceu o 1º Lugar do Ensino Secundário no concurso escolar de artes plásticas "Um retrato da vida e obra de Álvaro Cunhal", promovido pelo Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS).
O aluno Bruno Martins com a medalha conquistada e as suas preofessoras de
Artes Maria José Jerónimo e Josefina Gamito


A cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do concurso decorreu no dia 25 de Abril, no Teatro Lethes, em Faro, . Esta iniciativa, promovida pelo SPZS, que teve início no dia 10 de Novembro de 2013, inseriu-se no programa de comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e pretendeu dar a conhecer a sua obra literária e plástica, bem como, assinalar a sua vida de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e o enorme contributo para o movimento sindical.
Cópia do trabalho enviado a concurso pelo aluno em exposição na Biblioteca da ESL..

Participaram 70 trabalhos de alunos de várias escolas do Algarve.

Os vencedores (na foto abaixo) das cinco categorias do concurso foram (entre parentesis apresentam-se os docentes que apresentaram o trabalho a concurso):

  • Educação Pré-Escolar - Bernardo Romão, do Centro Infantil A Borboleta, de Vila Real de Santo António (educadora Dulce Neto)
  • 2º Ciclo do Ensino Básico - Daniela Palma, do Agrupamento de Escolas de Montenegro, Faro (professora Aida Dias)
  • 3º Ciclo do Ensino Básico - Ana Sofia, do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - EB 2/3 Neves Júnior (professora Maria João Jacinto)
  • Educação Especial - trabalho coletivo: André Liturgo, Ana Batinha, Ana Gaspar, Filipe Francisco, Marco Jesus, Maria Mendes, Ricardo Jesus e Rúben D., do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - EB 2/3 Neves Júnior (professoras Ana Baião e Celeste Raimundo)
  • Ensino Secundário - Bruno Martins, da Escola Secundária de Loulé (professora Maria Josefina Pires).
A exposição dos trabalhos concorrentes estará patente na delegação do SPZS, em Faro, e na subdelegação de Portimão.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Abrir abril com poetas

No dia 23 de abril de manhã decorreu na E.S.Loulé a iniciativa "Abrir abril com poetas". 


Foi uma iniciativa que se traduziu num encontro dinamizado pela Escola com a parceria da Casa da Cultura , que contou com a presença de José Teiga, António Clareza, Martim Santos e Sérgio que recitaram poemas de abril, reproduziram discursos salazaristas para mostrar a importância que os poetas tiveram na conquista da liberdade.

Durante a iniciativa foram ainda apresentados documentários sobre a guerra do ultramar e sobre o colonialismos e sobre o 25 de abril, para mostrar o antes e depois do 25 de abril, através de documentos autênticos .

Os presentes puderam ouvir testemunhos autênticos de elementos de três gerações, um que viveu e participou na guerra colonial , um que viveu o 25 de abril em Lisboa e um jovem que já cresceu com as conquistas de abril.

Um agradecimento especial à professora Vitória Moreira pela elaboração de cravos de papel que criou para esta e outras iniciativas da BE enquadradas nas Comemorações dos 40 anos do 25 de abril.





A poesia está na rua




No dia 24 de abril de 2014 de manhã decorreu a iniciativa promovida pela ESL designada a poesia está na rua.

Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância do 25 de abril através da leitura de poemas e diálogos associados à revolução dos cravos. 

O trajeto serviu também para que os alunos se apercebessem da importância que o 25 de abril teve também para a toponímia das ruas e locais da cidade.

Cerca de 200 alunos saíram da escola em direção ao Largo Salgueiro Maia onde foi depositado um cravo de homenagem a este Capitão de Abril. Neste local foi lido um poema que foi dedicado a Salgueiro Maia.

Seguidamente o cortejos dirigiu-se à Avenida 25 de abril, descendo depois até à Praça da República, tendo os alunos sido recebidos nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Dr. Vítor Aleixo. Durante todo o trajeto, os alunos foram lendo poemas de abril aos transeuntes, nas ruas, nos cafés e nas lojas.
 

 
O trajeto terminou no Palácio da Justiça onde alguns dos professores leram poemas para todos os presentes.

Palestra "As incidências locais do 25 de abril"



No dia 22 de abril de 2014 a escola recebeu o Engenheiro Luís Guerreiro que apresentou a palestra "As incidências locais do 25 de abril".

Após uma visão histórica das diferenças entre o antes e o após 25 de abril, através de exemplos reais e reportados  à realidade local, houve interação com os alunos no sentido de esclarecer dúvidas sobre as conquistas de abril.
 
A palestra teve a participação de mais de uma centena de alunos que puderam aprender como o 25 de abril mudou para melhor a vida dos habitantes do Concelho de Loulé.

Foi ainda feita uma alusão às personalidades de Loulé que foram figuras marcantes das mudanças ao nível político, social e cultural.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Exposição "O 25 de abril: 1974 e ao longo dos tempos"

A escola secundária de Loulé tem patente nos seus corredores desde 22 de abril a exposição "O 25 de abril: 1974 e ao longo dos tempos" em que estão patentes as capas de jornal do dia 25 de abril de 1974 e dos dias seguintes.

Igualmente encontram-se patentes na exposição posteres das efemérides comemorativas ao longo dos anos.




Um conto de abril – “Os barrigas e os magriços”

Dinamizado pela professora Eduarda Rodrigues, realizou-se no dia 23 de abril  uma sessão de debate sobre o conto de abril  “Os barrigas e os magriços” de Álvaro Cunhal.

Nesta sessão foi analisado o conto e realizou-se um espaço de debate com os alunos.

Exposição de Trabalhos sobre a Revolução de abril


Desde o dia 22 de abril que está patente na sala de exposições da Biblioteca Escolar uma exposição de trabalhos  dos alunos subordinada ao tema da Revolução de abril de 1974.
Os trabahos dos alunos foram desenvolvidos sob a supervisão dos docentesCélia Costa, Susana Pott e Sílvia Santos, Luís Palma, Josefina Gamito e Jaime Travassos.
 

De particular destaque por toda a sua ação de colaboração com a professora bibliotecária no desenvolvimento de todo o trabalho relativo às comemorações dos 40 anos do 25 de abril de 1974 foi o trabalho desenvolvido pela docente Vitória Moreira no que concerne à decoração da biblioteca e das funcionárias Herecina Teiga e Lurdes Mealha no desenvolvimento da exposição de todos os símbolos de abril.






terça-feira, 22 de abril de 2014

22 de abril - Dia da Terra - Dia Internacional das Eco-Escolas

Alunos da ESL fazem um apelo à reutilização!

A ESL assinalou o Dia da Terra - Dia Internacional das Eco-Escolas (World Days of Action) com um apelo à reutilização, tendo em vista a preservação de recursos do nosso planeta. Simbolicamente, as turmas B e E do 10º ano construíram uma árvore reutilizando pacotes de leites. No final, desafiaram colegas, professores e funcionários a deixarem uma mensagem em defesa do ambiente. Esta atividade foi sugerida pelo programa Eco-Escolas com o apoio da Sumol-Compal.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Junior Achievement - ESLoulé com 6 Finalistas na Feira Ilimitada

Dos 14 finalistas selecionados no Sul de Portugal para a Feira Ilimitada, desenvolvidos  no âmbito de projetos de empresas desenvoilvidos no âmbito do Programa "A Empresa" promovido pela Junior Achievement, 6 são projetos de alunos da Escola Secundária de Loulé.

A lista oficial de apurados é a seguinte:



sábado, 5 de abril de 2014

Grande Final do Speak Out Challenge 2014

A 4 de Abril 2014 realizou-se a Grande Final do Speak Out Challenge 2014 no Auditório Municipal de Albufeira.
Apesar do seu excelente desempenho, a nossa aluna Vanessa Reis não ganhou o Speak Out Challenge.
Todos os finalistas estão de parabéns.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Escola Secundária de Loulé recebe prémio Ilídio Pinho para a primeira Fase do Concurso

O projeto "Reutilização sustentável de águas" coordenado pelo Professor Arlindo Pereira Martins e realizado pelos alunos do Curso Profissional de Tecnico de Energias Renovaveis-Variante de Sistemas Solares venceu no 4º escalão (ensino secudánrio) da primeira fase (regional) do concurso Prémio Ilídio Pinho.

Os preémuios foram entregues dia 1 de abril de 2014 pelo representante da Fundação, Eng. Couto dos Santos pela subdiretora da DGEstE, Drª Isabel Cruz e pelo Delegado Regional de Educação, Dr. Alberto Almeida.


Fruto de um protocolo entre a Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e Ciência e Ministério da Economia com vista à instituição de um prémio anual, o Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”  visa motivar todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas.

O objetivo é estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projetos inovadores. Os projetos deverão ter um caráter eminentemente prático e multidisciplinar, mobilizando as várias áreas curriculares para o seu desenvolvimento, e envolver os estudantes em experiências e trabalhos de grupo permitindo-lhes avaliar a importância do co

No presente ano letivo o concurso é subordinado ao Tema "Ciência e Tecnologia para a Rentabilização dos Recursos Naturais", pelo que os projetos devem valorizar as potencialidades dos recursos naturais através da concretização de projetos assentes nos saberes científicos e tecnológicos.

Para a fase final (nacional) os alunos deverão fazer um produto multimédia que apresente e valorize o seu produto.