terça-feira, 1 de abril de 2014

Escola Secundária de Loulé recebe prémio Ilídio Pinho para a primeira Fase do Concurso

O projeto "Reutilização sustentável de águas" coordenado pelo Professor Arlindo Pereira Martins e realizado pelos alunos do Curso Profissional de Tecnico de Energias Renovaveis-Variante de Sistemas Solares venceu no 4º escalão (ensino secudánrio) da primeira fase (regional) do concurso Prémio Ilídio Pinho.

Os preémuios foram entregues dia 1 de abril de 2014 pelo representante da Fundação, Eng. Couto dos Santos pela subdiretora da DGEstE, Drª Isabel Cruz e pelo Delegado Regional de Educação, Dr. Alberto Almeida.


Fruto de um protocolo entre a Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e Ciência e Ministério da Economia com vista à instituição de um prémio anual, o Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”  visa motivar todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas.

O objetivo é estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projetos inovadores. Os projetos deverão ter um caráter eminentemente prático e multidisciplinar, mobilizando as várias áreas curriculares para o seu desenvolvimento, e envolver os estudantes em experiências e trabalhos de grupo permitindo-lhes avaliar a importância do co

No presente ano letivo o concurso é subordinado ao Tema "Ciência e Tecnologia para a Rentabilização dos Recursos Naturais", pelo que os projetos devem valorizar as potencialidades dos recursos naturais através da concretização de projetos assentes nos saberes científicos e tecnológicos.

Para a fase final (nacional) os alunos deverão fazer um produto multimédia que apresente e valorize o seu produto.