quarta-feira, 30 de abril de 2014

Tal como tem sucedido nos anos anteriores, vai realizar-se a Semana de Ação Global pela Educação – a maior mobilização à escala global pelo direito à educação, que envolve mais de 100 países que fazem parte da Global Campaign for Education (Campanha Global pela Educação).O evento já tem data - entre 4 e 10 de maio de 2014 - e é dedicado ao tema Direitos Iguais, Oportunidades Iguais. Educação Inclusiva para Crianças com Necessidades Especiais

Globalmente, estima-se que 93 milhões de crianças vivem com algum tipo de necessidades especiais. O direito à educação muitas vezes não é concretizado, o que por sua vez prejudica o acesso a outros direitos e cria enormes obstáculos à participação efetiva nas comunidades.
É um Objetivo do Milénio garantir que todas as crianças têm o mesmo direito à educação mas, na prática, esse direito é desproporcionalmente negado a crianças com necessidades especiais. Consequentemente, fica prejudicada a sua capacidade de usufruir de todos os direitos de cidadania e de assumir papéis valorizados pela sociedade.
A Campanha vai incluir a mobilização do público em geral e ações de incidência política com vista a chamar a atenção sobre esta temática e para o reconhecimento de que as crianças com necessidades especiais têm os mesmos direitos de todas as outras. 
Juntos, a Escola Secundária de Loulé e as Escolas de todos os países envolvidos, vamos participar na Grande Aula, dia 6 de Maio de 2014, pelo direito à Igualdade de Oportunidades e Educação Inclusiva para Crianças com Necessidades Especiais.
 Mais informações em
www.educacaoparatodos.orghttp://www.facebook.com/educacaoparatodos