Projeto Eco-Escolas

A Escola Secundária de Loulé foi galardoada pela segunda vez com a Bandeira Verde Eco-Escolas no dia 10 de outubro de 2012. Este projeto, coordenado pelo  Professor João Santos e pela Professora Carla Rego, é um dos pilares da promoçao por parte da Escola da Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente o 7º Objetivo do Milénio das Nações Unidas.

O Eco-Escolas é um Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 , que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola na área do Ambiente.

Uma escola reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas demonstra ter seguido a metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de acção, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código); concretizando pelo menos 2/3 do seu plano de acção e realizado actividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos mais um tema do ano, (biodiversidade ou floresta ou mar). 

O Video abaixo é explicativo da metodologia do Programa Eco-Escolas - os 7 passos.
Foi realizado pela coordenação Eco-escolas na Malásia e legendado pela ABAE.