Comenius 2011-2013

A Escola Secundária de Loulé (ESL) integra, desde 19 de Julho de 2012, a Rede do Sistema de Escolas Associadas da UNESCO. Na base desta candidatura, esteve, entre outros, um projeto Comenius – parcerias de Escolas, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, entre a nossa instituição e quatro escolas europeias, IES Blas Infante de Córdoba, Espanha, Liceo Rosina Salvo de Tapani, Itália, LO Drª Tytusa Chalubinskiego w Radomiu de Radom, na Polónia e Lycée Chateaubriand de Rennes, França, que desenvolvem trabalho colaborativo sobre o tema Culturas Diferentes, Objetivos Humanos Comuns.


Os nossos adolescentes crescem num mundo globalizado e tecnologicamente desenvolvido onde tudo acontece no imediato, parando poucas vezes para refletir sobre as transformações económicas, sociais, culturais, educativas etc., e respetivas consequências nas populações e nas suas próprias vidas. Este projeto, coordenado pela docente Ermelinda Travia, baseia-se na Declaração do Milénio das Nações Unidas, mais precisamente nos Direitos Humanos e Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), junta professores e alunos que, no âmbito dos curricula, desenvolvem pesquisas, trabalhos, divulgam e partilham resultados, comemoram dias temáticos, sensibilizam a comunidade sobre questões e problemas que poderão inviabilizar a concretização das metas estabelecidas para 2015, pelas Nações Unidas.
Até ao momento, foram realizados três encontros internacionais que proporcionaram maior conhecimento histórico-cultural, linguístico, económico, educacional sobre a realidade dos parceiros, mas sobretudo permitiram o debate sobre estado de cada região no que concerne os ODM e os Direitos Humanos. No último encontro, na Polónia, os jovens encerraram os trabalhos concluindo que, nos seus países, os ODM não serão totalmente atingidos nos prazos fixados, e que, ao contrário do que fora planeado em 2000, haverá um agravamento global da situação, provocada pela atual « crise económica », tendo esta consequências nefastas nas condições de sobrevivência das populações, nomeadamente nas chamadas zonas periféricas dos países desenvolvidos, como é o caso do Algarve, Andaluzia, Sicília, Bretanha e Mazóvia.
Este ano letivo, entre outras atividades, coube à ESL desenvolver um dossiê sobre a realidade económico-social e realização dos ODM em 5 países africanos, para apresentar resultados numa cimeira que terá lugar Córdoba, em maio de 2013, e para a qual foi convidada a Associação das Nações Unidas, Espanha e o Sr. Federico Mayor Zaragoza, antigo secretário-geral da UNESCO.
Estas iniciativas, enquadradas no nosso Projeto Educativo, são a afirmação da nossa comunidade educativa para facultar aprendizagens de sucesso pelo trabalho colaborativo, e apoiar os jovens na aquisição de aptidões e competências básicas de vida necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania ativa no respeito pela diversidade e valores humanos.