Home

E.S.Loulé - Escola Associada UNESCO

A Escola Secundária de Loulé (ESL) integra, desde 19 de Julho de 2012, a Rede do Sistema de Escolas Associadas da UNESCO. 
Cobertura da ASPnet em 1953.


Esta rede começou em 1953 com a inclusão apenas de 15 países, mas rapidamente se desenvolveu à escala mundial possuindo neste momento uma cobertura quase global das regiões habitáveis do planeta.
Cobertura da ASPnet no presente.

 
A inclusão nesta rede pretende ser um contributo real na mobilização dos utentes da Escola para que os Objetivos do Milénio possam vir a ser atingidos, comprometendo-se a Escola a incorporar no seu Projeto Educativo uma Agenda 21 Escolar que ajude a garantir na organização os princípios de sustentabilidade que são necessários para que tal aconteça. 
Neste sentido, para além de exposições já realizadas sobre as temáticas relacionadas com os Objetivos do Milénio e da Escola possuir já um Projeto Comenius, para o biénio 2011-2013, dedicado a essa temática, a Escola preparou já, durante o período da sua candidatura, uma exposição sobre a Agenda 21, comemorativa do Rio+20 que foi inaugurada no dia 6 de Junho de 2012. 

Em termos dos objetivos de intervenção prioritária, por serem aqueles em que a Escola poderá ter uma ação mais eficaz, a ação da Escola irá ser desenvolvida maioritariamente sobre o Combate à Fome e à Miséria (1º Objetivo do Milénio), o acesso à Educação para todos (numa generalização 2º Objetivo do Milénio até ao final do ensino secundário), a defesa da igualdade de género, valorizando o papel da mulher na sociedade e a não discriminação de qualquer natureza entre humanos (generalização do 3º Objetivo do Milénio), o combate à SIDA e a todas as doenças epidémicas (6º Objetivo do Milénio) e a qualidade de vida e o respeito pelo meio ambiente (7º Objetivo do Milénio), não obstante possam ocorrer intervenções pontuais relativamente aos outros aspetos relacionados com os objetivos do Milénio. 
Para o cumprimento daquilo que se propõe, a Escola dinamizará, para o Combate à Fome e à Miséria, uma estrutura interna que envolve professores e alunos, chamada Gabinete Para a Solidariedade (GPS), no sentido de identificar as pessoas mais carenciadas na comunidade escolar e procurar métodos e meios solidários para auxiliá-las, nomeadamente através de campanhas para doação de roupas e alimentos nas lojas e grandes superfícies. Também será criada uma campanha interna de “desperdício zero” no sentido de que alunos e funcionários mais carenciados, possam receber a comida que muitas vezes é excedentária no refeitório escolar. Existe também um projeto de troca de manuais usados que visa suprir dificuldades de aquisição de manuais escolares. A Escola tem ainda mecanismos de cooperação com Associações locais como a Existir no sentido de conseguir sinergias.
No âmbito do 2º Objetivo do Milénio, a Escola propiciará, dentro do que lhe for superiormente permitido, uma oferta formativa que lhe permita garantir percursos educativos adequados, até aos 12 anos de escolaridade, a todos os jovens da cidade de Loulé e seus arredores, promovendo metodologias de projeto e apoios tutoriais no âmbito do projeto do Centro de Aprendizagem promovido pela Biblioteca Escolar, de modo a tentar assegurar aprendizagens significativas que potenciem as possibilidades de uma vida de cidadania ativa a todos os seus alunos. 
Relativamente aos 3º e 6º Objetivos do Milénio, a Escola dinamizará o Gabinete do Adolescente, uma estrutura interna que, envolvendo professores e alunos, exerce uma atividade no sentido da promoção dos valores definidos na Carta Internacional dos Direitos Humanos. No sentido de garantir uma ação ainda mais visível, o Gabinete do Adolescente irá associar-se com a Amnistia Internacional no sentido de garantir uma acção de sensibilização maior no que concerne às questões das violações dos direitos humanos que ocorrem um pouco por todo o mundo. Também ao nível currícular as questões dos direitos humanos, nomeadamente da igualdade de género e da não discriminação por razões étnicas, religiosas ou outras, são normalmente abordadas na disciplina de Filosofia e nas disciplinas de línguas. No âmbito da educação e promoção da saúde em meio escolar, o Gabinete do Adolescente contribui ainda ativamente para a educação para a saúde, junto dos jovens da nossa escola, assegurando ainda o conhecimento sobre as questões da educação sexual e sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como, por exemplo, a SIDA.
Cimentando a ação no que concerne à educação para a saúde, a Escola estabeleceu já parcerias com o Centro de Saúde do Concelho de Loulé, de modo a ter uma enfermeira que se encontra na Escola semanalmente, durante uma manhã, para garantir a assistência aos adolescentes nas questões que se levantam nesta idade e, além disso, garantir resposta a questões de saúde básica, como, por exemplo, que a vacinação se encontra em dia. No sentido de conseguir uma intervenção mais efetiva neste âmbito, a Escola trabalha ainda em parceria com o Instituto da Juventude, o Instituto de Prevenção da Droga e Toxicodependência, a APAV, APF e outras ONGs.
Ao nível do 7º Objetivo do Milénio , a Escola irá trabalhar no sentido de sensibilizar a comunidade educativa para a adopção de estratégias promotoras de um desenvolvimento sustentável contribuindo para a consciencialização ecológica e ética, no sentido de se alcançarem atitudes e valores, aptidões e comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável (Agenda 21) e será feito um esforço continuado no sentido de melhorar o desempenho da escola em termos ambientais, nomeadamente desenvolvendo parcerias visando a reciclagem de resíduos e a promoção de projetos como o projeto Eco-Escolas e o projeto Escola Electrão.


Obviamente, de um modo indireto, a Escola estará também a contribuir para o 8º Objetivo do Milénio, já que ao incutir na comunidade escolar as preocupações de sustentabilidade estará a contribuir para que todos,  aos poucos, comecemos a trabalhar pelo desenvolvimento sustentável e para o objetivo de um mundo melhor.