terça-feira, 13 de maio de 2014

IX Congresso Cientistas em Acção: Projecto sobre os turbiditos da região algarvia realizado por alunos da Escola Secundária de Loulé distinguido com o Prémio António Ribeiro

O Congresso Nacional «Cientistas em Acção», organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, tem como um dos seus principais objectivos promover o espírito científico dos jovens, através da realização e desenvolvimento de projectos científicos nos quais o ensino experimental das ciências se revela como uma prioridade.


A IX edição do Congresso decorreu entre 9 e 10 de Maio de 2014 no Convento das Maltezas (Estremoz) e contou com a participação de 11 equipas de várias escolas do país. Entre elas estava, uma vez mais, uma equipa de alunos do Clube das Ciências Terra e do Espaço da nossa Escola.

No dia 10 de Maio foram apresentados os projectos realizado por alunos do Ensino Secundário e os alunos Cristiano Batista, Diogo Aleixo, Kamran Alimagham (da turma 11.º D) e Tânia Valente (12.º C) apresentaram um projecto sobre as correntes de turbidez e os depósitos turbidíticos, de idade paleozoica, que podem ser observados na Serra do Caldeirão, e os turbiditos de idade plio-plistocénica recolhidos durante a Expedição IODP 339 na margem continental algarvia (ver resumo).

O júri do Congresso, constituído por cientistas e professores, avaliou o conteúdo científico, a originalidade, bem como a comunicação teórica e apresentação experimental dos vários trabalhos apresentados e distinguiu o projecto «Turbiditos… do fundo do mar à Serra do Caldeirão» com o 1.º lugar do Prémio António Ribeiro.

Clicando no link poderá encontrar o Resumo do Trabalho.